Entre os dias 17 e 20 de setembro, na cidade de Apeldoorn, Holanda, 76 especialistas de 27 países trabalharam em conjunto para monitorar, detetar e investigar atividades de tráfico de pessoas via internet. O tráfico de seres humanos online é uma ameaça crescente que ultrapassa fronteiras. Embora a internet aberta continue a uma ferramenta crucial para os traficantes, a complexidade de identificar sinais de exploração online ainda é um grande desafio.
Com o apoio da Europol e parceiros internacionais, foi realizada uma ação conjunta para proteger indivíduos vulneráveis e desmantelar redes criminosas. Os principais objetivos foram identificar indicadores-chave de tráfico de seres humanos em plataformas online, analisar como as estruturas empresariais legítimas podem ser usadas por traficantes, e impulsionar novas investigações criminais. Alguns dos resultados incluem:
Os investigadores concentraram-se em recolher informações sobre de que forma são utilizados os anúncios online para recrutar vítimas e em como é facilitado o transporte e o alojamento das mesmas. Foi identificado um site na _dark web _onde centenas de traficantes oferecem uma variedade de serviços, que envolvem tanto vítimas do sexo masculino como feminino, de todas as idades.
Em Portugal, a operação contou com a colaboração da PJ | Polícia Judiciária.