Em 2022, Portugal recebeu a visita de uma delegação de peritos europeus para a avaliação da implementação do acervo de Schengen no âmbito da Cooperação Policial.
Entre os dias 27 e 31 janeiro, decorre mais uma visita de verificação no âmbito da referida missão, por uma delegação composta por 7 peritos da Comissão e dos Estados Membros, tendo como principais objetivos a verificação do estado de implementação das recomendações emanadas a Portugal, bem como, da Governança Schengen.
Esta segunda visita da equipa ao Sistema de Segurança Interna - entidade coordenadora nacional para a avaliação Schengen a Portugal – mantém-se focada no mesmo objetivo: garantir que o nosso sistema de segurança interna detém elevados padrões de eficácia, alinhados com os requisitos do espaço Schengen.
Este processo de avaliação reforça a confiança mútua entre os Estados-Membros e é essencial para preservar a livre circulação, um dos pilares da União Europeia. Estamos comprometidos em assegurar um sistema robusto, adaptado aos desafios atuais, e em promover a colaboração europeia.