Acompanhado de diversas altas entidades, o Primeiro-Ministro assinalou hoje o inicio visível da Operação de Segurança JMJ23. Assistiu a um vasto e completo conjunto de apresentações dos últimos dados e planos de segurança setoriais das diversas entidades que têm a seu cargo a segurança da JMJ23. As apresentações realizaram-se no Centro de Coordenação e Controlo Estratégico, a funcionar no Sistema de Segurança Interna e que integra entre outras entidades, a GNR, PSP, Polícia Marítima, PJ, SEF, SIED, SIS, AAN, ANEPC e INEM. Por videoconferência entraram também salas de situação e operações das diversas forças e serviços de segurança. De destacar a situação de fronteiras, monitorizada pelo SEF, através do seu Centro de Situação, instalado no SSI.
Em simultâneo decorreu uma reunião da Comissão de Acompanhamento da JMJ23, que contou com a presença das diversas entidades que a integram, incluindo representantes das autarquias de Lisboa, Oeiras e Cascais.
O Primeiro-Ministro visitou ainda a Célula de Comunicação Pública e o Centro de Informações e Cooperação Policial Internacional, que funcionam adjacentes ao CCCE e integram no seu conjunto a Estrutura de Coordenação e Controlo Centralizado, constituída pelo Secretário-Geral do SSI para planear e acompanhar a execução de toda a operação.