10.ª reunião da task-force Regional de Luta contra as Novas Substâncias Psicoativas (NSP), promovida pelo Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil.
Foram apresentados os avanços alcançados, incluindo a implementação do Laboratório da Polícia Científica da Madeira, que desde julho de 2023 permitiu a identificação de sete novas substâncias nunca antes detetadas em Portugal. Composta por representantes de 15 entidades, a task-force tem um papel fundamental na deteção e combate à circulação destas substâncias, desafio crescente para a saúde pública e a segurança na região.
Além da participação na reunião, a Secretária-Geral, Patrícia Barão, acompanhou um Exercício CPX (Exercício de Postos de Comando), onde foi possível demonstrar as diversas valências e capacidades operacionais da Região. Teve ainda a oportunidade de conhecer as instalações e o Laboratório da PJ | Polícia Judiciária, onde foram apresentados os meios e capacidades técnico-científicas utilizadas na investigação criminal e na deteção de NSP.
O Sistema de Segurança Interna reafirma o compromisso em trabalhar em estreita colaboração com todas as entidades envolvidas para reforçar a segurança e a proteção da sociedade, num objetivo comum de reduzir a circulação, consumo e tráfico de NSP, promovendo a saúde e o bem-estar de todos.