Autoridades de 21 países, no âmbito do mecanismo EMPACT, em cooperação com a Europol, desmantelaram redes criminosas dedicadas ao contrabando de enguias-de-vidro — uma espécie em risco de extinção e alvo de um comércio ilegal altamente lucrativo. Portugal teve um papel central nesta edição da Operação LAKE (2024–2025), contribuindo ativamente para ações de fiscalização e investigação realizadas em território nacional e partilhando informação estratégica com parceiros internacionais. O trabalho desenvolvido reforça o compromisso do país no combate ao crime organizado transnacional e na proteção da biodiversidade. Resultados 2024/2025: • 26 detenções; • 16 131 inspeções realizadas em toda a Europa; • 22 toneladas de enguias-de-vidro apreendidas.
O tráfico de enguias gera até 3 mil milhões de euros por ano, financiando crimes paralelos como fraude fiscal, falsificação documental e branqueamento de capitais. Entre os casos de maior relevo estiveram a utilização de tecnologia de DNA para detetar remessas ilegais nos Estados Unidos e o desmantelamento de uma rede criminosa em França. Desde a sua criação, a Operação LAKE já deu origem a mais de 850 detenções e a apreensão de 109 toneladas de enguias apreendidas ou impedidas de serem contrabandeadas.
Portugal - através da GNR, PSP, PJ, AT e ASAE - participou ativamente nesta operação internacional, reforçando o compromisso na luta contra o crime organizado e ambiental.
A iniciativa reforça a sua posição como parceiro de referência na luta contra o crime ambiental e no esforço europeu de proteção das espécies ameaçadas.