Europa une esforços no combate ao crime organizado

Europa une esforços no combate ao crime organizado

Durante quase 2 semanas de operação, as autoridades portuguesas apreenderam 40 viaturas, 5 embarcações, 25 motas de água e 62 motores fora de borda furtados, além de 40 kg de cocaína, 112 kg de cannabis e 71 mil euros resultantes de atividade criminosa. Detetaram ainda uma situação de auxílio à imigração ilegal, com cerca de 3.000 consultas a bases de dados e 978 embarcações fiscalizadas.

Estes resultados integraram a operação europeia “Joint Action Day (#JAD) Mobile 8”, que decorreu entre 20 e 31 de outubro, em vários países da UE. Em Portugal, a coordenação operacional coube à Unidade de Coordenação de Fronteiras e Estrangeiros (UCFE) do Sistema de Segurança Interna, com a participação da Guarda Nacional Republicana, Policia de Segurança Pública, Polícia Judiciária, Polícia Marítima e Autoridade Tributária, em articulação com a Frontex, Europol e Interpol.

A operação, inserida na EMPACT - Plataforma Multidisciplinar Europeia contra as Ameaças Criminosas, teve como foco o combate ao tráfico e furto de veículos e embarcações, contrabando, fraude documental e imigração ilegal.