Segurança
27 de Nov 2023

CERIMÓNIA DE INAUGURAÇÃO NO SISTEMA DE SEGURANÇA INTERNA

descerrar placa

O senhor Primeiro-Ministro António Costa, esteve esta manhã no Sistema de Segurança Interna, para assinalar formalmente a inauguração oficial das instalações do Sistema de Segurança Interna, agora, com todas as valências de segurança interna no mesmo edifício.

Durante a visita, o Primeiro-Ministro formalizou o momento com o descerramento da placa oficial, seguindo-se uma apresentação do Secretário-Geral do SSI, na presença do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, a Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, a Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras e a Secretária-Geral do SIRP, Graça Mira Gomes.

A cerimónia contou igualmente com a presença dos Dirigentes nacionais das Forças e Serviços de Segurança designadamente da GNR, PSP, PJ, SIED, SIS, PM, AMN, AAN, ANEPC, GNS, AT, ASAE, CNCS, AIMA, CEMGFA e o Secretário-Geral da Presidência do Conselho de Ministros. O Embaixador Paulo Vizeu Pinheiro, apresentou cada uma das unidades que integram o SSI, incluindo a mais recente unidade do SSI, a Unidade de Coordenação de Fronteiras e Estrangeiros (UCFE), a funcionar desde o passado dia 29 de outubro, fazendo uma retrospetiva dos resultados alcançados nos últimos dois anos à frente do SSI e dos projetos e desafios se avizinham.

O momento seguiu-se com a condecoração vaticana de Sua Santidade o Papa Francisco a alguns dirigentes das Forças de Segurança que receberam do Cardeal D. Américo Aguiar, em forma de agradecimento pelo serviço e contributo prestado durante a Jornada Mundial da Juventude. Receberam as comendas, o Secretário-Geral do Sistema de Segurança Interna, o Presidente da ANEPC, e os ex-dirigentes da GNR, PSP e SEF.