Segurança
31 de Out 2023

30 OUTUBRO l UNIDADE DE COORDENAÇÃO DE FRONTEIRAS E ESTRANGEIROS

RECEÇÃO UCFE

O dia 30 de outubro, marca o início formal da atividade da Unidade de Coordenação de Fronteiras e Estrangeiros (UCFE) e a reestruturação da arquitetura de gestão de fronteiras. Este é um tempo de mudança, de novos desafios, de refundação para o Sistema de Segurança Interna nas suas diversas dimensões.

Os elementos que integram hoje a UCFE, foram recebidos pelo Secretário-Geral do Sistema de Segurança Interna, Paulo Vizeu Pinheiro, que começou por agradecer a todos a dedicação e profissionalismo no exercício das suas funções no quadro do SEF.

A criação da UCFE na Lei de Segurança Interna, vem complementar algumas das necessidades resultantes do processo de reestruturação do sistema português de controlo de fronteiras e a reformulação do regime das forças e serviços que exercem a atividade de segurança interna. Foi um processo complexo, mas esta unidade contará com a experiência e conhecimento técnico de todos os profissionais que integram e operacionalizam a nova unidade, que será o principal ativo estratégico.

Estamos certos que com a criação da UCFE, a arquitetura do sistema de segurança interna sairá reforçada.