Segurança
28 de Out 2023

27 OUTUBRO I DELEGAÇÃO DA FRONTEX NO SSI

FRONTEX_2

Foi recebida no Sistema de Segurança Interna uma delegação da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira - FRONTEX, para uma visita de trabalho, quando se prepara a entrada em funcionamento da Unidade de Coordenação de Fronteiras e Estrangeiros (UCFE).
O Chefe de Divisão de Avaliação e Planeamento Operacional da FRONTEX, Tukka Hoijer, e a Oficial de Ligação para Portugal e Espanha, Lara Alegria, foram recebidos pelo Secretário-Geral do Sistema de Segurança Interna, Paulo Vizeu Pinheiro.

Seguiu-se uma reunião de trabalho com elementos do Gabinete e da futura unidade, tendo sido também realizada uma visita às instalações. Durante a visita a delegação teve oportunidade de ver de perto como irá funcionar a UCFE, no que refere à sua estrutura orgânica, recursos e procedimentos técnicos que serão implementados.

A FRONTEX foi criada em 2004 para ajudar os Estados-Membros da UE e os países associados de Schengen a proteger as fronteiras externas do espaço de livre circulação da UE. Enquanto Agência da UE, a Frontex é financiada pelo orçamento da UE, bem como pelas contribuições dos países associados de Schengen.