Mensagem do Secretário-Geral

pvp_msg

Mensagem

Sistema de Segurança Interna

O SSI é um sistema de sistemas, a casa comum de todas as entidades que contribuem para a segurança interna do nosso país.

Neste mundo de transformação global acelerada e imprevisível, a cooperação em geral e a cooperação policial, em particular, é indispensável à defesa do espaço de liberdade, segurança e justiça. Este é o compromisso que a todos nos convoca.

Ao tomar posse, referi que encarava o cargo como um valor acrescentado a cada Força e Serviço de Segurança, um garante da coordenação, articulação, cooperação, mas também um multiplicador de sinergias.

Enquanto Secretário-Geral do SSI compete-me aprofundar com medidas concretas a coordenação das forças e serviços de segurança, e de todos os demais que contribuem para a Segurança Interna.

Garantir que a articulação de cooperação entre todos é uma realidade. Esta é a minha competência horizontal ou transversal.

Neste quadro de cooperação e sinergia, compete-me garantir a articulação com as Forças Armadas, o SIRP, os sistemas integrados de emergência e proteção civil.

Disse também que é em tempos de bonança securitária que se testam programas e sistemas, se exercitam as capacidades.

É desta forma que o SSI contribui para que Portugal se mantenha nos lugares cimeiros dos países mais seguros do mundo.

A segurança é cada vez mais – nesta Europa com a guerra à porta, de pressões demográficas, climáticas, inflacionárias e económico-sociais – um ativo indispensável para o crescimento económico e social, para o turismo, para o investimento estrangeiro, para a produtividade e competitividade, para a atratividade de Portugal no mundo.

Estarmos bem cá dentro torna-nos mais fortes e necessários lá fora.

Não é tarefa fácil, mas cada dia que passa me convenço que ela é mais que necessária.

O SSI é um local único, um Ponto Único, de encontro de saberes, da experiência, da cultura do diálogo, da transparência e da coesão. Juntos vamos enfrentar todas as adversidades e desafios em prol de um país mais seguro.

É isto que os cidadãos nacionais e estrangeiros esperam de nós e é também este o meu compromisso que assumi perante o Primeiro Ministro enquanto Secretário-geral do SSI.

Paulo Vizeu Pinheiro
Embaixador